Outubro: Mês símbolo do socialismo
A morte de Che Guevara (foto) há exatos 36 anos reforçou o mês de outubro como símbolo na luta pelo socialismo, iniciado em 1917 com a revolução russa.
Che foi morto por militares na selva boliviana, em 1967, quando comandava guerrilheiros com o objetivo de lutar pelo socialismo na América Latina.
O dia 8 de outubro também passou a ser um marco para os movimentos so-cialistas do mundo.
Em 1959, Guevara, junto com Fidel Castro, havia alcançado a condição de guerrilheiro vitorioso ao derrubar o ditador cubano Fulgêncio Batista.
A morte em combate acentuou nele a imagem de um perseguidor de sonhos e utopias, que inspirou parte da sociedade nos anos seguintes.
>> Datas marcantes no Brasil
Aqui no Brasil, o mês de outubro também registra passagens que lembram nossa luta contra a opressão e a ditadura. Algumas delas são:
25 de outubro de 75, o jornalista Wladimir Herzog foi torturado e morto pela repressão nos porões da ditadura, em São Paulo.
30 de outubro de 79, o metalúr-gico Santo Dias foi morto pela polícia militar durante greve dos metalúrgicos de São Paulo.
22 de outubro de 1910, João Cândido, o Almirante Negro, comandou a revolta dos marinheiros contra maus tratos, no Rio de Janeiro.