Outubro Rosa reúne categoria em debate sobre o câncer de mama

 

(Foto: Adonis Guerra)

A importância da pre­venção ao câncer de mama para ampliar as chances de cura da doença foi reforçada ontem durante o evento de conscientização do Outubro Rosa organizado pela Comissão das Metalúrgicas do ABC no Sindicato.

“Ter o conhecimento sobre as medidas de prevenção e desmistificar a doença pode salvar vidas. A atividade trouxe um olhar humanizado sobre o câncer da mama para a nossa categoria”, analisou a coorde­nadora da Comissão, Maria do Amparo Ramos.

“Não é só a conscientização de cuidar de si e fazer com que a prevenção seja feita sempre, mas também replicar as in­formações para as pessoas e defender políticas públicas de saúde de qualidade”, disse.

Para a secretária de Forma­ção da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, Michelle Marques, debate serve para que cada di­rigente pense o Sindicato além da porta da fábrica.

“Temos que fazer a reflexão e defender a saúde pública melhor, além de fazer um de­bate mais humano. Quem não tem apoio para enfrentar o câncer de mama pode piorar, ter depressão e não conseguir enfrentar a doença”, afirmou.

A secretária da Mulher da Federação Estadual dos Meta­lúrgicos da CUT, a FEM- CUT, Andrea Ferreira de Sousa, a Nega, disse que o debate é uma semente importante que pode salvar vidas. “Os metalúrgicos estão fazendo a sua parte para multiplicar a discussão em todo o Estado”, contou.

(Foto: Edu Guimarães)

A diretora licenciada do Sindicato e vereadora eleita por São Bernardo, Ana Nice Martins de Carvalho, defendeu que a saúde é essencial na pauta dos trabalhadores.

“Uma das ameaças atuais é a Proposta de Emenda à Constituição 241, a PEC 241. Se aprovada, vai congelar os in­vestimentos pelos próximos 20 anos, principalmente nas áreas de saúde e educação”, ressaltou. “Temos que fazer a resistência contra a PEC 241”, disse.

Foram realizadas palestras com médico ginecologista e psico-oncologista. Confira trechos abaixo. A Comissão também distribuiu laços de cor rosa que simbolizam a ação mundialmente. O prédio do Sindicato recebeu iluminação noturna na cor da campanha.

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com o objetivo de com­partilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença e contribuir para redução da mortalidade.

Da Redação