País está livre de sofrer um novo apagão, afirma Lula
A afirmação foi feita na plataforma de regaseificação da Petrobras no Rio A produção do terminal é suficiente para alimentar todas as usinas térmicas da Região Sudoeste
O Brasil está livre de sofrer uma crise de fornecimento de energia como a ocorrido em 2001 e que ficou conhecida como o apagão. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (18) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao visitar uma plataforma de regaseificação da Petrobras no Rio. “Essa planta de regaseificação e a ligação de linhas de transmissão no Brasil me garantem afirmar que não vamos ter mais apagão.”
A plataforma da Pebrobras funciona em uma ilha artificial de concreto na Baía de Guanabara, onde ficam ancorados dois navios: um traz o gás em estado líquido de outros países e outro processa o produto para o estado gasoso.
A produção do terminal, de 14 milhões de metros cúbicos de gás, é suficiente para alimentar todas as usinas térmicas da Região Sudoeste, que são ligadas para complementar a oferta de energia quando os reservatórios da hidrelétricas estão com pouca água.
“O gás funciona para nós como um reserva. Enquanto tivermos energia hídrica, vamos utilizá-la. Na medida em que algum lago [reservatório] possa secar, e o Brasil venha a ter problema de falta de energia em algum lugar, aí nos acionamos todas as termoelétricas para cobrir essa ausência”, disse Lula.
O presidente ressaltou que os investidores podem ficar tranqüilos porque energia vai haver de sobre no país.
Da Agência Brasil