Pandemia não acabou: casos da variante deltacron são investigados no Brasil
O Ministério da Saúde divulgou que dois possíveis casos da variante deltacron estão em investigação nos estados do Amapá e do Pará. A nova cepa da Covid-19 surgiu na França em janeiro e é uma combinação das variantes delta e ômicron. A deltacron já foi registrada em países da Europa e nos Estados Unidos.
As regiões em que os casos estão sendo investigados têm os menores índices de imunização do Brasil, apenas 45,5% da população no Amapá tomou a segunda dose e 75% no Pará, de acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde tabulados pelo consórcio de veículos de imprensa.
Variante desconhecida
Segundo o epidemiologista da Fiocruz-Amazônia, Jesem Orellana, a nova variante da Covid-19 ainda é desconhecida.
“O que sabemos é que a deltacron já circula há semanas em diferentes países. Portanto, estamos falando de um fato indiscutível: a grande capacidade de surpreender do novo coronavírus. Especialmente quando a maioria quer acreditar que a pandemia acabou”.
Surto na China
A China registrou no último dia 14 o maior surto de Covid-19 em dois anos. De acordo com a CNS (Comissão Nacional de Saúde), foram 5.280 novos casos em 24 horas. Com a finalidade de conter o avanço da doença, 13 cidades chinesas estão em confinamento total e várias adotaram fechamento parcial.
Até o momento, a China registrou 120 mil casos de Covid-19 e 4.636 mortes. O último óbito registrado oficialmente ocorreu ainda no início de 2021. O país vem aplicando a estratégia de “Covid zero”, fazendo a busca ativa dos contaminados, na tentativa de conter cadeia de transmissão.
Com informações Rede Brasil Atual e da CUT.