Panex faz proposta de abono

Os trabalhadores na Panex, de São Bernardo, debatem e votam hoje proposta de abono para a reposição salarial em assembléia às 15h. A Panex é do Grupo 9 e foi a primeira a formalizar uma proposta na luta pela reposição que o Sindicato faz fábrica por fábrica.

“Abrimos o primeiro flanco e a categoria espera bom senso das empresas em apresentar suas propostas”, disse José Paulo Nogueira, diretor do Sindicato, lembrando que os avisos de greve foram en-viados e a pressão continua.

Nesse caso, são as empresas dos Grupos 10 e 9 que recusaram fazer acordo de reposição com a FEM – Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT.

Protesto na Ifer – Os trabalhadores na Ifer, empresa do Grupo 10 em Diadema, rejeitaram proposta feita pela direção da empresa de pagamento da reposição salarial na forma de abono em quatro parcelas, com teto de R$ 1.000,00.

A proposta foi considerada insuficiente tanto pelo teto, que exclui metade dos trabalhadores, como pelo excesso de parcelas.

Rejeição na Scorpios – O pessoal na Scorpios, também em Diade-ma, rejeitou proposta semelhante a da Ifer. O problema é que a fábrica faz parte do Grupo 5 (autopeças) que já tem acordo de abono com pagamento em duas vezes. A fábrica alega problemas de caixa. Além do par-celamento, os trabalhadores também rejeitaram proposta de PLR.