Para 60%, economia melhora no segundo semestre, diz pesquisa
A pesquisa Ipsos/ACSP mostra também que 40% dos entrevistados continuam à vontade para comprar eletrodomésticos, como geladeiras, fogões, televisores e móveis, contra 36% menos favoráveis
Cerca de 60% dos consumidores entrevistados pela pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e instituto Ipsos acreditam que a situação econômica do País vai melhorar no segundo semestre. O índice de confiança, de 142 pontos em janeiro deste ano, continua acima dos 138 pontos de janeiro de 2008.
A região Nordeste passou a ser a menos otimista com 128 pontos, provavelmente, em função da perda do poder aquisitivo do salário mínimo de janeiro, de R$ 415, – mas que deverá se recuperar a partir de fevereiro ou março com o reajuste para R$ 465. A região Sudeste, no momento, é a mais otimista, com 148 pontos, seguida por Norte/Centro-Oeste, com 146 pontos, e Sul, com 143 pontos.
Para os próximos seis meses, na média de todas as regiões, 46% dos entrevistados acham que a economia estará mais forte, contra apenas 13% que acham que estará pior. Além disso, olhando para os próximos seis meses o consumidor demonstra otimismo com a situação financeira pessoal: 59% acham que vai ficar melhor; e apenas 8% acham que vai ficar pior.
A pesquisa Ipsos/ACSP mostra também que 40% dos entrevistados continuam à vontade para comprar eletrodomésticos, como geladeiras, fogões, televisores e móveis, contra 36% menos favoráveis. Mas o consumidor continua menos disposto a comprar bens de maior valor, como carros e imóveis: 45% menos e 31% mais favorável.
Do Folha News