Para Anafavea, saída da crise esta no mercado interno
Apesar de defendido por outros participantes do seminário, o presidente da Anfavea não se pronunciou sobre a renovação da redução das alíquotas de IPI para depois de março e preferiu destacar as possibilidades do setor aqui no Brasil
O mercado interno vai segurar a produção do setor automotivo segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider. Para ele, este é um dos diferenciais que o Brasil tem para superar a crise internacional.
O dirigente foi um dos que participou do painel de Trabalhadores e empresários enfrentando a crise, o segundo do seminário.
Apesar de defendido por outros participantes do seminário, o presidente da Anfavea não se pronunciou sobre a renovação da redução das alíquotas de IPI para depois de março e preferiu destacar as possibilidades do setor aqui no Brasil.
“Nós temos um mercado surpreendente. Até pouco tempo, vendíamos para as classes A e B, que compõem 15 da população brasileira. Nos últimos anos o crescimento do setor foi ancorado pelo consumo das famílias classe C”, explicou. Ele estima que dificilmente o setor irá se recompor nos mercados externos que, na sua opinião, estão “derretendo”.
De outubro para cá as vendas a outros países caíram 60%. Schineider afirma ainda que outros elementos a influenciar o crescimento da indústria automotiva estão na necessidade do Brasil aumentar os investimentos em infraestrutura.
Da Redação