Para concorrer com dona da 99, Elon Musk promete Robotaxi para 8 de agosto

Elon Musk prometeu que no dia 8 de agosto de 2024, o mundo conhecerá em primeira mão o “Robotaxi” da Tesla. O anúncio vem na sequência de mais uma confusão com a imprensa, dizendo que a Reuters mentiu sobre suposto fim do Model 2. Após a divulgação do balanço trimestral de 4,9% de alta, com US$ 25,7 bilhões a mais de receita, a Tesla começa 2024 bem, porém, como sempre, Musk está atrasado em seus planos de ter um Robotaxi e o carro barato de US$ 25 mil, parece ter entrado novamente no limbo.

Todavia, a mudança de Musk para o Robotaxi aparentemente teria relação direta com o anúncio da Didi, dona da brasileira 99, com a GAC, que prevê a produção em massa de carros robotizados de Nível 4. Nesse caso, o carro pode andar 100% sozinho, mas ainda preserva os comandos do motorista e este pode assumir se desejar, sendo um nível abaixo do limite, o qual é a condução robotizada plena, onde os carros não aceitam mais motoristas.

Para a Didi, conhecida estranhamente como o Uber chinês, a nova frota de carros robotizados deve atuar nos grandes centros chineses e parece ter autorização do governo central para isso, já que a questão da condução autônoma ainda não está clara em parte alguma. Nenhum país certificou os carros autônomos em massa e para todos os destinos ou regiões. Se Didi e GAC conseguiram liberdade para rodar em todos os centros chineses, o potencial para esse mercado é enorme.

Então, aí entra Elon Musk com seu Robotaxi. Ainda que dificilmente alguém verá esse carro rodando livremente pelos EUA, se Pequim liberar o Nível 4 em seus centros urbanos grandes ou médios, então, a Tesla terá um campo fértil na China. As lições aprendidas na China podem servir de base para eventualmente pedir a mesma licença em outros países ou regiões. Aliás, 8/8 lembra 88, número que os chineses gostam.

Do Notícias Automotivas