Para conhecer novas tecnologias, Sindicato participa de feiras e visita duas fábricas no Japão

Viagem ocorreu em parceira com a associação japonesa AOTS que busca mão de obra qualificada no Brasil

Foto: Divulgação

O integrante do Conselho da Executiva da Direção do Sindicato e do Conselho do Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, esteve em Tóquio, no Japão, entre os dias 24 de novembro e 4 de dezembro a convite da associação AOTS para conhecer as mais novas tecnologias nos segmentos de plástico e robótica.

A comitiva, composta também por empresários, visitou a FPF, feira do setor de plásticos, e a IREX, feira de robótica. “Conhecemos equipamentos e máquinas de última geração, inclusive robôs que carregam mais de duas toneladas. Para nós que discutimos o setor de ferramentaria, foi uma experiência bastante enriquecedora”, contou o dirigente.

A comitiva também esteve em duas fábricas no país asiático, uma de produção de latinhas, que com alta tecnologia busca utilizar o alumínio no lugar do plástico, outra de máquinas de centro de usinagem e eletroerosão de última geração.

O dirigente ressaltou que a missão foi feita a convite da AOTS, associação japonesa que busca contribuir para o desenvolvimento econômico mútuo e relações amigáveis entre o Japão e outros países pela implementação de projetos com vista à promoção da internacionalização das indústrias e do comércio.

“Essa associação tem convênio com o Brasil e está em busca de fazer novas parcerias para levar alunos, já que eles necessitam de mão de obra qualificada. No Japão a população envelheceu e esse jovem de hoje não está sustentando, por exemplo, a previdência para garantir a aposentadoria para os mais velhos. O país, que avançou muito do ponto de vista tecnológico, enfrenta desafios para conseguir mão de obra qualificada”, destacou.