Para IBGE, mercado de trabalho segue melhor que em 2012
A taxa de desemprego subiu pela primeira vez depois de 47 meses na comparação interanual, apontou a Pesquisa Mensal do Emprego (PME), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o órgão, a taxa de desocupação ficou em 6% em junho, acima da taxa de 5,9% observada em igual mês do ano passado. A última vez que isso ocorreu foi em agosto de 2009, quando o país era fortemente afetado pela crise econômica mundial.
Para o IBGE, contudo, o nível de desemprego segue estável. “É preciso dizer que essa alta [de 0,1 ponto percentual na comparação de junho de 2013 com igual mês do ano passado] não é significativa. Essa é a posição oficial do IBGE. Vocês [jornalistas] têm o costume de colocar que “subiu” ou “caiu” quando consideramos estabilidade. Isso é para vender a notícia, mas o correto é afirmar que houve estabilidade”, disse o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.
Com o resultado de junho, a taxa de desocupação média do ano ficou em 5,7%, abaixo dos 5,9% apurados em igual período do ano passado. Já o rendimento médio real, no período janeiro-junho, foi de R$ 1.875, alta de 1,5% frente a igual período de 2012.
“O mercado de trabalho continua melhor do que no ano passado”, afirmou Azeredo.
Do Valor Econômico