Para inflação ser eficientemente controlada País deve crescer, diz Dilma
Segundo a presidente, os aspectos macroeconômicos precisam privilegiar o crescimento e a expansão da taxa de investimento
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, 11, que é preciso que o País continue crescendo e mantenha a inflação sob controle. “É preciso que o País faça a consolidação fiscal e controle a inflação. A inflação controlada, no médio e longo prazo permitirá que o País cresça. Mas nós temos de garantir que para que essa inflação seja de fato efetivamente controlada, no médio e no longo prazo, nosso País cresça”, destacou, durante o discurso de instalação da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, no Palácio do Planalto. Segundo ela, os aspectos macroeconômicos precisam privilegiar o crescimento e a expansão da taxa de investimento.
Dilma afirmou que o Brasil precisa encontrar o seu modelo de gestão para o crescimento sustentável e o desenvolvimento econômico. Segundo ela, a criação da Câmara ocorre em um dos momentos fundamentais de definição do seu governo. Segundo ela, o País entrou em uma trilha de desenvolvimento, com inclusão social e de crescimento econômico com estabilidade monetária e fiscal.
Segundo Dilma, nenhum País será rico de fato sem enfrentar a miséria, mas também não houve desenvolvimento econômico nos países que não enfrentaram o desafio de transformar o Estado adequado ao crescimento e ao desenvolvimento.
Dilma citou movimentos históricos ocorridos na Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Japão e mais recentemente na China, buscando as precondições para dar um salto no crescimento sustentável. Segundo a presidente, muito já foi feito no Brasil, mas é preciso ir além.
Segundo ela, é preciso ter um Estado meritocrático, que a relação público e privado não seja oposta, não tenha conflitos e que Estado, empresas, trabalhadores e sociedade precisam ter clareza nos seus objetivos.
Da Agência Estado