Para Ipea, emprego deverá continuar crescendo em 2010
Segundo o presidente do Instituto, Márcio Pochmann, indicadores mostram aumento dos investimentos e da utilização da capacidade instalada das indústrias, o que deverá manter a criação de vagas em alta
O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, disse na terça-feira (22) que o crescimento do emprego verificado nos últimos meses deverá ser mantido até o fim do ano e em 2010. Para Pochman, indicadores mostram aumento dos investimentos e da utilização da capacidade instalada das indústrias, o que deverá manter a criação de vagas em alta.
“Vamos ter um final de ano muito positivo, muito melhor do que o que foi no ano passado, com a injeção de recursos do 13º salário”, afirmou.
O presidente lembrou ainda que a economia terá o reforço do aumento do salário mínimo a partir de fevereiro de 2010, o que também contribuirá na criação do emprego.
Segundo Pochmann, o impacto da crise financeira no mercado de trabalho brasileira se deu menos por demissões e mais pela troca de trabalhadores que ganham mais por outros mais baratos, o que, apesar de representar uma queda na qualidade do trabalho, contribuiu para manter os níveis de emprego.
Da Folha de São Paulo