Para Mantega, País deve crescer 1% no ano

O ministro da Fazenda afirmou que a recuperação da economia sinaliza crescimento de 3,5% a 4% no segundo semestre, contrariando avaliações do mercado que acham que o PIB brasileiro deverá encolher em 2009

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, demonstrou otimismo com a economia brasileira e levantou a possibilidade, durante reunião de coordenação política, de o País crescer 1% neste ano. Durante relato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao núcleo do governo, Mantega afirmou que a recuperação da economia sinaliza crescimento de 3,5% a 4% no segundo semestre, contrariando avaliações do mercado que acham que o PIB brasileiro deverá encolher em 2009.

“Se estou bem lembrado, ele usou a expressão? as nossas previsões para a economia se confirmaram? Nós tivemos maus indicadores no primeiro semestre, causados pela crise econômica internacional, mas todos os indicadores estão em processo de melhora”, relatou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Lula confirmou a percepção aos presentes, relatando que, durante os vários eventos de que participa, também está percebendo o movimento de reação da economia. “Ele citou o exemplo de um evento do qual participou em São Paulo (feira de produtos orgânicos), onde conversou com os expositores, com as pessoas que estavam lá vendendo seus produtos e com consumidores”, disse Bernardo.

Lula também destacou a percepção das pessoas de que “o governo vem fazendo políticas adequadas, que estão dando resultados, o que influencia na retomada do crescimento econômico”.

Mantega ressaltou como outro fator positivo, capaz de puxar para cima a recuperação mundial, o crescimento chinês, previsto para ser de 8,5% em 2009.

Do Valor Econômico