Paraná entra na briga com Bahia para atrair investimento da BYD
Montadora chinesa estuda o potencial de fábrica de Campo Largo, que pertence à Stellantis para produzir veículos elétricos
A chinesa BYD vem construindo as bases de um bom relacionamento com o estado da Bahia para estabelecer ali uma fábrica de veículos elétricos. Agora, o Paraná decidiu entrar na disputa para ver quem leva o investimento da montadora, que estuda estabelecer no Brasil linhas de montagem de automóveis, comerciais leves e pesados.
O estado do Sul do Brasil convidou executivos da BYD para conhecer a fábrica de motores que a Stellantis tem no município de Campo Largo e foi desativada em novembro de 2022. A visita – a segunda de executivos da companhia àquela unidade – aconteceu na última terça-feira, 10, incluiu a participação do vice-governador Darci Piana e do presidente da montadora no Brasil, Tyler Li, e foi divulgada com entusiasmo pelo governo paranaense.
Antes de trocar olhares com o Paraná, a BYD tratou de deixar claros os seus interesses com a Bahia. Em outubro do ano passado a companhia assinou protocolo de intenções com o governo do Estado para a compra da fábrica da Ford em Camaçari, desativada em 2021. Segundo o documento, a montadora pretende instalar ali três novas linhas de montagem de veículos elétricos, com investimento de R$ 3 bilhões e a geração de 1,2 mil empregos.
Na época, a BYD evitou dar mais detalhes, afirmando que algumas pendências na negociação com o estado precisavam ser resolvidas antes de divulgar novas informações. Diante disso, e do fato de que o protocolo de intenções não representa um compromisso concreto, a visita da liderança da montadora ao Paraná pode ter objetivo duplo. O primeiro deles seria conhecer, de fato, o potencial da região para a operação da empresa e o segundo, elevar o patamar de negociação com o Estado da Bahia para conseguir melhores condições ou incentivos fiscais.
Do Automotive Business