Paranapiacaba mais perto de se tornar patrimônio da humanidade

A vila foi incluída na lista indicativa brasileira que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encaminhará à Unesco

A candidatura da vila ferroviária de Paranapiacaba a patrimônio da humanidade recebeu um importante reforço. A vila foi incluída na lista indicativa brasileira que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encaminhará à Unesco. A decisão ocorreu durante reunião realizada no final de outubro no Rio de Janeiro com representantes do Instituto e do Centro do Patrimônio Mundial da Unesco.

Neste encontro, o conjunto dos bens inscritos e a atual lista indicativa foram avaliados por especialistas brasileiros, em cooperação com especialistas da Unesco, do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), das União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade com o objetivo de identificar necessidades de complementação e diversificação da presença brasileira na lista do patrimônio mundial, cultural e natural.

De acordo com a arquiteta Vanessa Figueiredo, Subprefeita de Paranapiacaba e do Parque Andreense, a inclusão de Paranapiacaba na lista indicativa é importante, pois oficializa a candidatura e torna o processo irreversível, visto que o órgão brasileiro responsável por apresentar e defender as candidaturas junto a UNESCO é o Iphan.

Candidatura
A candidatura de Paranapiacaba a patrimônio da humanidade foi lançada no mês de junho passado. Em 2009 a Prefeitura de Santo André apresentará o dossiê da candidatura de Paranapiacaba a Patrimônio Mundial ao Iphan, que o encaminhará à UNESCO. A instituição tem prazo médio de dois anos para que diversos especialistas na área de patrimônio visitem o local, preparem os pareceres e os encaminhem para apreciação e votação do Comitê do Patrimônio Mundial, que se reúne em Paris.

Atualmente o Brasil conta com 17 locais considerados patrimônio da humanidade, sendo 10 culturais, em sua maioria cidades do período colonial, como Ouro Preto (MG), Olinda (PE) e Goiás (GO), e sete naturais. A vila de Paranapiacaba seria o primeiro patrimônio industrial ferroviário a integrar a lista brasileira e o primeiro patrimônio da humanidade localizado no Estado de São Paulo. Mais informações sobre a candidatura estão disponíveis no sítio www.santoandre.sp.gov.br/paranapiacaba.

Da Prefeitura de Santo André