Parceria de empresas e Senai promete bateria íon-lítio nacional
Curitiba vai ganhar fábrica-piloto do equipamento para carros elétricos
A partir deste mês, Curitiba vai ganhar uma fábrica-piloto de baterias de íon de lítio para carros elétricos. Resultado de uma parceria entre a academia e o setor privado, a iniciativa faz parte de um dos projetos do Instituto Senai de Inovação, criado há 12 anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para sustentar a área de pesquisa e desenvolvimento nas empresas. O Senai já tem 26 institutos de inovação em operação e dois em fase de implantação, que abrangem áreas de diversos segmentos industriais, como automação, energias renováveis, biodiversidade, biossintéticos, logística, química verde e sistemas avançados de saúde.
“Cada um deles possui o domínio profundo de uma área que interessa à indústria”, destaca Gustavo Leal, diretor-geral do Senai. No caso da linha de baterias, o projeto interessa principalmente à indústria automotiva num momento em que o setor, globalmente, passa por uma das mais importantes e profundas transformações da sua história, com a eletrificação assumindo papel importante na descarbonização do transporte.
Essa “linha de produção” foi criada pelo Senai junto com 27 empresas, entre as quais estão montadoras como Stellantis, Volkswagen, General Motors e Marcopolo, e fornecedores de componentes como WEG, Moura e Tupy, além de Petrobras, Companhia Brasileira de Alumínio e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Ao grupo se juntaram também diversas startups e empresas que atuarão no fornecimento de minerais como o fosfato, usado em baterias.
A execução desse projeto envolve investimento de R$ 60 milhões, dos quais R$ 45 milhões do Senai e R$ 15 milhões da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial ( Embrapii). Ambas as entidades desembolsaram outros R$ 36 milhões em outro projeto também voltado ao desenvolvimento de baterias de lítio, em Pernambuco.
Do Valor Econômico