Parceria inédita entre Solano, Volks e Senai garante capacitação para 20 jovens

Todos os participantes estarão integrados às vagas de jovem aprendiz oferecidas pelo Senai na Volks com remuneração e benefícios

Vinte jovens atendidos pelo Centro Cultural Afro Brasileiro Francisco Solano Trindade começam amanhã o curso técnico em TI no Senai Paulo Antonio Skaf, em São Caetano. Todos estarão integrados ao programa jovem aprendiz oferecido pelo Senai na Volks, que aumentou o número de vagas de maneira externa sem impactar os que já atuam na montadora.

Segundo o presidente do Solano e CSE na fábrica, Charles Aurélio Jesus de Lima, o Tuiuiú, a entidade, a Volks e o Senai unem forças em uma ação inédita para impulsionar oportunidades para jovens e adolescentes das comunidades periféricas na Vila Moraes, Bairro Cooperativa e Jardim Ipê, em São Bernardo.

“Ver os jovens participando desta parceria pioneira é emocionante, pois quando você lembra de toda a trajetória da criança que passou pelas oficinas oferecidas no Solano e agora tem a oportunidade de fazer um curso como este é fantástico, é uma vitória da classe trabalhadora”, disse Tuiuiú.

“As famílias na Vila Moraes, por exemplo, têm uma renda mensal de R$ 300 a R$ 500 e, na sua maioria, de mãe solo. Com o curso, além de uma formação, o aprendiz ainda complementa a renda familiar. Esta é a primeira porta a ser aberta e estamos na luta para conquistar novas oportunidades para que todos no Solano consigam um posto no mercado de trabalho”.

Capacitação e benefícios

Este primeiro módulo é para o curso técnico em TI com duração de 12 meses, sendo remunerado, com PLR (Participação nos Lucros e Resultados), 13° salário e os mesmos benefícios de um jovem aprendiz interno na montadora.

Para Tuiuiú, esta colaboração inspiradora destaca o comprometimento não apenas com o desenvolvimento individual destes jovens, mas o fortalecimento coletivo da sociedade. “Juntos construímos pontes que conectam sonhos à sua realização, permitindo o despertar de talentos e oportunidades de um futuro promissor”, afirmou.

Criado em 1998, a partir de um processo de articulação e mobilização entre o Sindicato, o IG Metall da Alemanha e representantes do Movimento Negro, a entidade é mantida pela campanha “Uma hora para o Futuro”, pelos trabalhadores na Volks. Com sede em São Bernardo, o Centro Cultural atende hoje crianças e adolescentes carentes com uma proposta pedagógica fundamentada na cultura afro-brasileira.