Parlamentares e o compromisso regional com a indústria

A partir de 2023 a região do Grande ABC vai contar com quatro deputados federais e sete deputados estaduais que juntos totalizaram 553 mil e 883 mil votos, respectivamente.

Foto: Adonis Guerra

O ABC ganha maior representatividade em Brasília, dobrando o número de deputados, enquanto na Assembleia Legislativa elegeu um deputado a mais em relação às eleições de 2018.

Sabendo que os deputados são eleitos para representar a população na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, e tem como funções principais a fiscalização do poder executivo e propor leis federais e estaduais. Precisamos lembrar também que a função fundamental do eleitor não se restringe ao compromisso de estar presente nas urnas, mas também no exercício de cobrar seu candidato eleito em relação às demandas da região.

O ABC passa por um forte processo de desindustrialização, reduziu sua participação da indústria no PIB regional para apenas 23,2% em 2020. Nossas cidades são duramente afetadas com essa redução de atividade, que de 2013 até 2022 fechou 580 mil postos de trabalho na região.

Apesar disso, ainda somos uma das principais áreas industriais do país. É importante que os parlamentares eleitos estejam atentos a essa pauta, a retomada da indústria regional, respeitando assim os interesses dos trabalhadores que lhes confiaram o voto, com uma perspectiva de luta por uma região desenvolvida, geradora de bons empregos e com remuneração justa e digna para todos.

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected]

Subseção do Dieese