Participação de importados cai em outubro

Luta da categoria em frear importações que tiram empregos de brasileiros traz resultados

 

Rossana Lana / SMABC

Deu certo a luta dos metalúrgicos do ABC para frear o aumento das importações de carros que ameaçavam tirar empregos no Brasil. Depois de o governo subir em setembro a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os veículos importados, a participação deles no total de vendas no mercado brasileiro caiu de 7,69% em setembro para 5,03% em outubro.

Isso significa uma queda 41% no total, segundo dados divulgados na quarta-feira (9) pela Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). Foram 13,2 mil unidades emplacadas em outubro, contra 22,5 mil no mês anterior.

“Os metalúrgicos acertaram ao combater o aumento das importações e o governo acertou ao ouvir a categoria”, comemorou o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre (foto).

O dirigente lembrou que a categoria já vem alertando sobre a disparada nas importações há muito tempo. Para se ter uma idéia, de janeiro a outubro deste ano, as vendas de importados acumulam alta de 98,3%.

“Os dados da Abeiva mostram que esse processo começa a ser parado. A luta da categoria e as ações do governo precisam continuar para acabar com essa ameaça de vez”, reforçou.

Ele alertou a categoria para tomar cuidado com esse processo, pois no final de outubro o Supremo Tribunal Federal suspendeu por 90 dias o aumento do IPI para carros importados.

O aumento voltará a valer só a partir de dezembro.

Da Redação