Participação: Metalúrgicos debatem setor de bens de capital

Metas de produção, índice de nacionalização e relações de trabalho compõem a pauta que os metalúrgicos vão debater no Fórum de Competitivi-dade do Setor de Bens de Capital. O Fórum foi instalado na última quinta-feira no Rio de Janeiro entre representantes dos sindicato, governo federal e empresários.

“O setor é estratégico para a indústria nacional. A intenção é recuperar a participação e a importância que o setor de máquinas e de equipamentos tem”, afirmou o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), Adi dos Santos Lima (foto). Hoje, segundo ele, o segmento emprega cerca de 170 mil trabalhadores. Antes da abertura econômica aos produtos importados chegou a empregar pelo menos o dobro.

Os metalúrgicos entregaram um pauta, chamada de pauta de inclusão social. Ela é muito semelhante à pauta entregue no Fórum de Com-petitividade do Setor Automotivo e reivindica Contrato Coletivo Nacional de Trabalho no setor para diminuir as diferenças de salário, jornada, direitos e benefícios iguais em todas as fábricas, piso nacional de salários e liberdade de organização no local de trabalho.