Participação pra valer!

O Congresso é um momento excepcional onde a categoria é chamada para pensar o Sindicato e seus desafios no futuro, tendo por base uma análise do presente em que a crise econômica mundial tem papel de destaque.
O 6° Congresso dos Metalúrgicos vai transcorrer sob dois focos. Um deles é a Organização no Local de Trabalho (OLT) como meio de conquistar a democracia nas empresas e fazer com que elas cumpram sua responsabilidade social (agenda do trabalho decente)
O outro foco é Sindicato e Sociedade, no qual será destacado o papel que o Sindicato desempenha no ABC na articulação dos atores sociais (poder público, movimentos sociais, empresários) na criação de ações de combate ao desemprego e ao desenvolvimento regional.
“Nossa meta é desenvolver atividades para, junto a outros atores, fortalecer a democracia no sentido de implantar no Brasil um novo modelo de desenvolvimento, sustentável, inclusivo e que respeite o meio ambiente”, explica Sérgio Nobre, presidente do Sindicato.

Participação efetiva
Ele alerta, entretanto, que não basta a vontade da diretoria.
“A participação dos trabalhadores nas plenárias não pode e não deve ser só para escolher delegados. Essa participação deve se concretizar em propostas para o exercício do nosso mandato”, reitera.
Mesmo não sendo delegado ao Congresso, todo metalúrgico pode apresentar emendas sobre os temas tratados nesta Tribuna. É a categoria exercendo seu papel de comando para a direção sindical.
“São os trabalhadores dizendo o que o Sindicato deve fazer” finaliza Sérgio Nobre.
A Tribuna publicará o calendário das plenárias. Amanhã, às 16h, os trabalhadores na Volks e na Scania realizarão seus encontros.
Sábado, às 10h, é a vez do pessoal na Mercedes-Benz fazer sua plenária.
Participe e leve os debates para a fábrica.