“Participar do Solano é sair das ruas e aprender coisas novas todos os dias”

Em ato na portaria da fábrica, crianças e adolescentes, atendidos pelo Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Sola­no Trindade, agradeceram os trabalha­dores na Volks, em São Bernardo, pela contribuição anual equivalente a uma hora de trabalho dos companheiros na planta Anchieta. A ação aconteceu no último dia 9 com apresentação de roda de capoeira.

“A gente quer mostrar para o metalúr­gico na fábrica como ele ajuda a fazer estas crianças felizes”, declarou o CSE na Volks e presidente do Solano Trindade, Nelson Rodrigues Rocha. “Ver a transformação que eles estão fazendo nas comunidades Divineia e Ipê, em São Bernardo, que so­frem risco de vulnerabilidade social, não tem valor”, prosseguiu o CSE na fábrica e também representante no Solano, Valdir Rios.

O valor ajuda a instituição por meio do programa “Uma hora para o futuro” com oficinas culturais como capoeira, percus­são, danças afro-brasileiras, além de rodas de conversas sobre cidadania e também acompanhamento junto aos pais.

A ação é uma das iniciativas criadas pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks e conta com a participação volun­tária de 90% dos trabalhadores em favor de projetos sociais.

Para Matheus Alves Silva, de 11 anos, par­ticipar do Solano é sair das ruas e aprender coisas novas todos os dias. “Tudo que eu tenho hoje recebi por meio da ajuda deles”, disse o menino.

O trabalhador na montadora, Willian da Silva, na montagem final, ficou emo­cionado ao ver as crianças na portaria da fábrica. “Que mais pessoas possam tentar melhorar, pelo menos um pouco, o futuro de cada um destes pequenos”, concluiu.

Saiba mais sobre o“Uma hora para o futuro”

7 a 17 anos é a idade das crianças e adolescentes participantes

Doação equivale ao valor de uma hora trabalhada por ano

Atividades do Solano são auditadas pela Terre Des Hommes, da Alemanha

Quem recebe as doações dos trabalhadores na planta Anchieta é o Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade (www.solano.org.br).

Da Redação.