Passado garantiu conquistas

Os Metalúrgicos do ABC têm orgulho da sua história. As condições de trabalho hoje, reconhecidamente melhores, são resultado das  lutas travadas no chão de fábrica e na sociedade. São o fruto de mobilizações e enfrentamentos nos quais se destacaram inúmeras lideranças. São conquistas de um número incontável de trabalhadores, da verdadeira força nos embates que marcaram a trajetória dos metalúrgicos do ABC na história do sindicalismo brasileiro.

O Sindicato honra esse passado do qual é herdeiros e o manchem vivo na memória coletiva. O passado, no entanto, só faz sentido se a categoria for capaz de nele encontrar elementos para compreender e enfrentar os desafios do presente e projetar ações ao futuro.

TRAJETÓRIA – Nos anos 1980, o Sindicato teve papel decisivo na democratização da sociedade brasileira. já na década de 1990, resistiu com firmeza e criatividade ao neoliberalismo, combatendo o desemprego em massa, enraizando o Sindicato nas fábricas e interferindo, via negociação, no processo de reestruturação produtiva das empresas.

Fortalecidos por essa ação, conseguiu, na última década, conquistas salariais e sociais reconhecidas pela sociedade e os poderes públicos.