Passe Livre anuncia que não convocará novas manifestações

Veja nota do Movimento e ouça comentário de Paulo Vanucchi, ex-ministro de Direitos Humanos e assessor político do Sindicato, na coluna da Rádio Brasil Atual.

Após tentativas de agressão, militantes de esquerda formaram cordão humano para autodefesa

O Movimento Passe Livre São Paulo (MPL-SP) informou nesta sexta-feira (21) que não convocará novas manifestações pela cidade. A decisão acontece dois dias depois da revogação do aumento das tarifas de ônibus, trens e Metrô, anunciada pelos governos municipal e estadual. Já o anúncio de redução das tarifas no ABC foi divulgado ontem (20) em decisão coletiva pelos sete prefeitos da região.

Segundo integrantes do MPL, o objetivo das manifestações foi cumprido. “Não foi só o MPL que participou, se tornou uma revolta popular, uma coisa muito mais ampla que a gente. Mas uma vez que se revogou o aumento, não tem sentido a gente continuar chamando as manifestações contra o aumento”, disse Lucas Monteiro, um dos líderes do movimento.

Confira texto publicado no perfil do MPL no Facebook
O Movimento Passe Livre (MPL) foi às ruas contra o aumento da tarifa. A manifestação de hoje faz parte dessa luta: além da comemoração da vitória popular da revogação, reafirmamos que lutar não é crime e demonstramos apoio às mobilizações de outras cidades. Contudo, no ato de hoje presenciamos episódios isolados e lamentáveis de violência contra a participação de diversos grupos.

O MPL luta por um transporte verdadeiramente público, que sirva às necessidades da população e não ao lucro dos empresários. Assim, nos colocamos ao lado de todos que lutam por um mundo para os debaixo e não para o lucro dos poucos que estão em cima. Essa é uma defesa histórica das organizações de esquerda, e é dessa história que o MPL faz parte e é fruto.

O MPL é um movimento social apartidário, mas não antipartidário. Repudiamos os atos de violência direcionados a essas organizações durante a manifestação de hoje, da mesma maneira que repudiamos a violência policial. Desde os primeiros protestos, essas organizações tomaram parte na mobilização. Oportunismo é tentar excluí-las da luta que construímos juntos.

Toda força para quem luta por uma vida sem catracas.
MPL-SP

Ouça a coluna de Paulo Vanucchi, ex-ministro de Direitos Humanos e assessor político do Sindicato, no link da Rádio Brasil Atual. Vanucchi faz um balanço sobre as manifestações que acontecem pelo País, destacando a intolerância de alguns manifestantes mais radicais que rechaçaram a “Onda Vermelha”.

Da Redação