Pauta aprovada! Ato na quinta

Depois de amanhã entregaremos nossas reivindicações para os grupos patronais na Fiesp. As pautas foram aprovadas por mais de 700 trabalhadores que participaram de assembleia na Sede.


Solidariedade será a nossa marca

Em assembleia realizada sexta-feira na Sede do Sindicato, os metalúrgicos do ABC aprovaram por unanimidade que a campanha salarial deste ano terá a solidariedade como marca. O encontro, que reuniu cerca de 700 companheiros, marcou o lançamento da campanha na base.
O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, explicou que a crise econômica mundial provocou duas realidades distintas na categoria. Os setores ligados ao mercado interno responderam bem aos incentivos fiscais do governo federal e estão produzindo e vendendo. É o caso dos fabricantes de automóveis e das empresas que fornecem a eles.
Já os segmentos ligados ao mercado externo (exportações) não reagiram como o esperado aos incentivos e ainda passam por dificuldades. Estão nesta situação as montadoras de caminhões e ônibus, as indústrias de motos, máquinas e equipamentos e as fábricas ligadas a elas.
“Independentemente do tamanho da crise que os metalúrgicos do ABC enfrentaram, sempre buscamos a reposição da inflação e briugamos por aumento real dos salários”, afirmou Sérgio Nobre.
Equilíbrio
Segundo ele, diante dessas realidades diferentes é necessário encontrar o ponto de equilíbrio que atenda nossas reivindicações históricas e satisfaça a categoria por inteiro, para que não se descambe para o acordo por empresas como é o desejo de muitos patrões.
“Para mantermos nossa unidade, mais que nunca o acordo precisa ser coletivo. E só alcançaremos esse objetivo se a solidariedade, que é marca da categoria, for exercida por todos os companheiros”, destacou Sérgio Nobre. “Por tudo isso precisamos estar preparados para uma campanha difícil”, afirmou o presidente do Sindicato.
Sociais
Ele aproveitou para lembrar ao pessoal que uma campanha salarial não discute apenas claúsulas econômicas. As cláusulas sociais também são importantes e, este ano, receberá destaque especial nossa reivindicação para que cada trabalhador tenha um dia por ano pago pela empresa para frequentar um curso de formação no Sindicato.
“Tenho tanta certeza desta conquista, que o Sindicato já comprou o prédio da antiga Escola Cacique Tibiriçá, na rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, para que essas aulas sejam ministradas lá”, adiantou.
Capacidade de luta
Ao finalizar a assembleia, o presidente do Sindicato chamou a atenção de todos para o fato da campanha salarial dos metalúrgicos do ABC ser referência para todos os trabalhadores do Brasil.
“Conhecendo a capacidade de luta desta categoria, não tenho qualquer dúvida de que manteremos nossa tradição de fechar bons acordos mesmo em condições adversas”, concluiu Sérgio Nobre.

Pauta será entregue nesta quinta-feira

A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT, os seus 13 sindicatos filiados e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT fazem nesta quinta-feira, pela manhã, o lançamento oficial da Campanha Salarial da categoria com ato em frente à Fiesp.
Serão entregues as pautas aos setores patronais de máquinas e eletroeletrônicos (grupo 2) e de trefilação, artefatos de ferro e materiais ferroviários, entre outros (grupo 8).
No mesmo dia, à tarde, as pautas serão entregues para os representantes patronais dos setores de autopeças, forjaria e parafusos (grupo 3) e para o sindicato das montadoras (Anfavea).
Amanhã, a FEM-CUT entregará a pauta na Associação Brasileira de Fundição (Abifa).