Pauta traz novas cláusulas
Até o final desta semana, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) entrega pautas aos setores patronais para retomar a negociação de cláusulas novas apresentadas no ano passado.
Na campanha salarial de 2003 os acordos foram renovados com dois anos de validade para as cláusulas sociais (até 2005). Apesar disto, foi firmado compromisso com todos os grupos para abertura, agora em março, das negociações de um conjunto de novas cláusulas apresentadas tanto pela Federação como pelos patrões.
Junto com as pautas, o presidente da FEM, Adi dos Santos Lima, pede também seriedade aos grupos patronais. Isso porque, lembra ele, o formato de negociação numa única vez ao ano pelo sistema de data-base impõe prazos muito curtos. “O que queremos agora é um sistema de negociação permanente, em sintonia com a nova realidade que a reforma sindical irá trazer”, afirma o presidente da FEM.
Grande parte das novas cláusulas (veja abaixo) é resultado dos debates do 4º Congresso dos Meta-lúrgicos, realizado em julho do ano passado. Uma das mais importantes é a antecipação da data-base, que precisa ser confirmada nos Grupos 9 e 10 e Fundição.