Pela educação inclusiva
Na busca por uma educação mais inclusiva e
humana, a Prefeitura de
Santo André implantou um projeto inovador de
Educação, optando por não seguir
modelos prontos, mas que caminhe junto com a convivência dos
educadores no dia-a-dia com os alunos.
O Projeto Político Pedagógico foi
construído pelos próprios educadores e possui
três diretrizes: a qualidade do ensino, a
democratização da gestão e a
viabi-lização do acesso à escola,
caminhando para a inclusão social. A
educação inclusiva propõe igualdade de
aprendizagem a todos, não diferenciando etnias, classe
social, religião, raça ou deficiências,
pois entende que todos devem ter as mesmas oportunidades.
Prática da não seriação
Com o atendimento aos alunos dos anos iniciais, passou-se à
prática da não seriação, ou
seja, foi implantado o sistema de ciclos. Ela considera que o
desenvolvimento da pessoa se dá em diversos aspectos e
níveis. Assim, o aluno passa por grupos de estudo de modo a
ver e a nomear a realidade e a relacionar-se com o mundo, com os outros
e consigo mesmo. Se um grupo tem necessidades diferentes, o ciclo
oferece oportunidades para que os objetivos sejam atendidos.
Difícil de se pensar em todo esse movimento em um processo
de seriação formal.
Planejamento e avaliação
O planejamento é de acordo com o tempo do ciclo,
realizado a partir da caracterização do grupo de
alunos, de suas necessidades e interesses, levando em conta os saberes
trazidos por eles, e considerando a individualidade e o tempo
necessário de cada um para o aprendizado. Dessa forma,
abandona a lista dos conteúdos separados, passando a
trabalhar de maneira que envolva as várias áreas
de conhecimento, onde o aluno passa a fazer parte de sua aprendizagem.
O professor, além de mediador e avaliador, passa a ser
planejador e organizador junto ao coletivo. A
avaliação anda junto com o processo de
aprendizagem e é feita de modo contínuo. A partir
da avaliação é que se faz o
planejamento constante com as mudanças
necessárias para melhor aproveitamento e uma
educação de qualidade.
Departamento de Formação