Pela terceira vez, Reino Unido reduz subsídio para compra de novos veículos elétricos

Incentivo cai £ 2.500 para carros elétricos; lobby automotivo critica decisão do governo

O governo britânico decidiu ontem (15/12) reduzir pela terceira vez os incentivos à compra de novos carros e vans 100% elétricos em até £ 2.500. A decisão já está em vigor e gerou crítica por lobbies automotivos. Com a alteração, o valor máximo de subsídio para um carro elétrico cai de £ 35 mil para £ 32 mil.

Para vans grandes elétricas puras, o valor do incentivo foi cortado de £ 6 mil para £ 5 mil, enquanto para os modelos de vans pequenas de £ 3 mil para £ 2,5 mil libras. Segundo a ministra dos Transportes do Reino Unido, Trudy Harrison, o objetivo do governo é “redirecionar as nossas concessões de veículos para veículos mais acessíveis e reduzindo as taxas de concessão para permitir que mais pessoas se beneficiem”. Cerca de 20 modelos continuam elegíveis para os incentivos.

Esse é o terceiro corte em dois anos para compradores britânicos. O subsídio começou em £ 3,5 mil para modelos de veículos elétricos puros que custam até £ 50 mil. No ano passado, a redução foi para £ 3 mil e, agora, caiu para £ 2,5 mil. Os incentivos de compra para híbridos plug-in foram completamente abandonados em 2018.

A alteração afeta principalmente compradores privados, que respondem por cerca de metade de todas as vendas de carros novos no País. O Reino Unido tem o menor subsídio para compra de veículos à bateria entre os cinco principais mercados europeus (Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido). A Alemanha, por exemplo, oferece incentivo de até € 9 mil para carros totalmente elétricos com preços abaixo de € 40 mil e € 7,5 mil de subsídio para modelos acima desse valor.

Do Automotive Business