Pesquisa aponta retomada no nível de emprego

Pesquisa aponta retomada no nível de emprego

Somente na indústria metal-mecânica foram criados 6 mil postos de trabalho. Foto: Rossana Lana/SMABC

 

No mês de abril, a pesquisa de emprego e desemprego do ABC, a PED-ABC, realizada pelo Dieese e pela Fundação Seade, mostrou uma recuperação da economia que aponta para uma retomada do nível de emprego na região.

Segundo o estudo, das 14 mil pessoas que procuraram emprego no mês, 11 mil conseguiram uma vaga, o que reflete otimismo na disposição de busca por uma ocupação, como explica a economista da subseção do Dieese no Sindicato, Zeíra Camargo.

“Esse aumento de pessoas em busca de uma ocupação também sinaliza positivamente pelo ânimo de retomar ao mercado que elas têm”, afirmou.

Apenas a indústria metal-mecânica, onde está inserida a base dos Metalúrgicos do ABC, foi responsável pela criação de 6 mil postos de trabalho.

 

Outras regiões

Segundo a pesquisa, na comparação anual, de abril de 2012 a abril de 2013, o nível de empregos na indústria do ABC teve uma queda bem menor do que o apresentado nas demais regiões metropolitanas de São Paulo.

Pelos dados, a retração no setor foi em média de 9,8% no período, enquanto na região foi de 5,2% neste intervalo de doze meses.

“Essa informação é importante, por que historicamente o ABC recebe os impactos econômicos antes das demais regiões. Isso para o bem ou para o mal”, destacou Zeíra. “Neste caso, é um bom sinal”, acrescentou.

 

Formal

Outro dado relevante apontado no estudo se refere ao crescimento de trabalhadores com carteira assinada, 4% a mais em abril em relação ao mês de março. E a queda de 17% dos empregos informais, sem registro em carteira.

“A carteira de trabalho é a garantia do recebimento dos direitos, o que possibilita aos companheiros planejarem melhor suas vidas e seu futuro”, analisou a economista do Dieese.

 

Da Redação