Pesquisa Datafolha: Lula tem 22 pontos na frente e melhor avaliação

O presidente Lula ampliou para 22 pontos a vantagem sobre Alckmin na pesquisa Datafolha divulgada na noite de terça-feira pela Jornal Nacional.

Ele tem 61% das intenções de voto, contra 39% do adversário, se contabilizados os votos válidos.

O presidente cresceu em todas as faixas do eleitorado e ainda tirou votos do tucano. Segundo o Datafolha, cada ponto na pesquisa equivale a 1,2 milhão de votos. Para virar o provável resultado do segundo turno, Alckmin tem de mudar a seu favor a cabeça de 12 milhões de eleitores de Lula até domingo.

Regressão – Desde o primeiro turno, Alckmin perde eleitores. Na pesquisa de 6 de outubro, ele tinha 43% das preferências. Passou a 40% no dia 11, caiu para 38% no dia 17 e agora está com 37%. Lula fez a trajetória oposta.

Índice de aprovação é recorde

O Datafolha também apurou que é recorde a aprovação do governo Lula.

Para 53% dos entrevistados, o presidente faz uma administração ótima ou boa.

É o maior índice de aprovação obtido por um presidente desde 1990, segundo o instituto.

Espontâneo – Outro dado que evidencia a consolidação do voto em Lula é que 55% dos brasileiros citam seu nome espontaneamente como candidato a presidente.

Na última pesquisa, esse índice era de 53%.  O nome de Alckmin foi mencionado por 34% dos entrevistados, a mesma taxa da semana passada. O Datafolha entrevistou 7.218 eleitores na segunda e na terça-feira, em 347 municípios do país.

Campanha será encerrada em São Bernardo

Lula encerra com uma caminhada em São Bernardo sua campanha à reeleição.

O ato será no sábado, a partir das 9h, com concentração na Praça Lauro Gomes, na Rua Marechal Deodoro, de onde parte até a praça da igreja Santa Filomena, na mesma rua.

O último debate antes do segundo turno acontece amanhã, na TV Globo, a partir das 22h.