Pesquisa Dieese-Seade: Desemprego em São Paulo é recorde
Dois milhões de pessoas. Este é o número total de trabalhadores desempregados na Grande São Paulo em outubro, segundo a pesquisa da Fundação Seade e Dieese. A taxa de desemprego é de 20,4% da População Economicamente Ativa (PEA).
Este é o maior índice de desemprego para um mês de outubro na Grande São Paulo desde 1985, quando a pesquisa começou a ser feita.
O índice de outubro ficou estável em relação aos 20,6% de setembro, mas segue muito alto. Um em cada cinco trabalhadores na região está desempregado.
>> Renda em queda
O rendimento de setembro dos trabalhadores assalariados permaneceu estável, equivalente a R$ 980,00. Mas, em relação a setembro do ano passado, o valor é 5,7% menor, também um dos mais baixos para setembro desde 1985.
>> Pelo IBGE também cai
A renda média do trabalhador, em outubro, segundo pesquisa do IBGE, foi de R$ 831,10, uma queda de 15,2% em relação a outubro do ano passado. A pesquisa é feita nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil.
Os trabalhadores por conta própria tiveram a maior perda real no rendimento (22,1%). Para aqueles com carteira assinada do setor privado, a retração foi de 10,6%, en-quanto o rendimento dos que não têm a carteira assinada caiu 5,1%.
Os resultados da pesquisa do IBGE guardam semelhanças com a do Dieese. A taxa de desemprego de outubro, 12,9%, se manteve em relação a setembro, porém cresceu 1,7% em relação a outubro de 2002. Nestas seis regiões existem 2,8 milhões de pessoas desempregadas.