Pesquisa Dieese-Seade: Emprego e salário sobem pelo 3º mês
Pelo terceiro mês seguido, o número de desempregados na Grande São Paulo diminuiu e o rendimento dos trabalhadores aumentou. Pesquisa Dieese-Seade divulgada ontem mostrou que a taxa de desemprego baixou de 20,3% da População Economicamente Ativa – PEA (pessoas aptas a trabalhar) em junho para 19,7% em julho. No ABC, a taxa caiu de 20,1% para 19,9%.
Os salários, por outro lado, apresentaram uma valorização de 1,8% em junho com relação a maio. Agora, o rendimento médio de um trabalhador ocupado é R$ 974,00. Apesar da melhora, o valor é 5,6% menor em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora ainda muito alto, o total de desempregados na Grande São Paulo baixou dos 1,993 milhão de junho para 1,934 milhão em junho. Isto é, 59 mil pessoas conseguiram emprego. O índice de desemprego, no entanto, ainda é o maior da região para o mês desde 1999. Há quatro anos, ele atingia 20,1%.
O tempo gasto por um trabalhador para encontrar serviço na Grande São Paulo aumentou de 50 para 52 semanas. Para quem é empregado na indústria, uma notícia boa e outra ruim: os salários aumentaram 1,9%, mas 29 mil pessoas perderam o emprego no setor.