Pesquisa dieese: Sinais de crescimento causam desemprego

A indústria e o comércio da Grande São Paulo geraram 124 mil postos de trabalho em abril. Esta quantidade, entretanto, foi insuficiente para incorporar ao mercado de trabalho as 168 mil pessoas que procuraram emprego no mês.

Como resultado, mais de 44 mil das pessoas que saíram atrás de serviço não conseguiram colocação, aumentando para 2,044 milhões os desempregados na região. É o quarto mês seguido que a taxa sobe.

>> Procura aumentou

Isto ocorreu porque aumentou a produção da indústria, as vendas no comércio etc. Sempre que a economia se recupera, um grande número de pessoas que havia desistido de procurar emprego (os chamados desempregados por desalento) volta a batalhar uma vaga.

Infelizmente, o número de postos de trabalho abertos na Grande São Paulo foi inferior ao número de pessoas que retornou ao mercado. Por isso a quantidade de desempregados aumentou.

A taxa agora representa 20,7% da PEA (população economicamente ativa), o maior percentual desde que a pesquisa começou a ser feita pela Fundação Seade-Dieese, em 1985. O recorde era 20,6% e foi registrado nos meses de março de 2004, abril, maio e setembro de 2003.

O salário pago na região também continua em queda, só que pelo terceiro mês consecutivo. O vencimento médio do trabalhador caiu 1,5% em março em relação a fevereiro, passando para R$ 943,00.