Pesquisa eleitoral: Lula ultrapassa Alckmin no ABC

Pesquisa feita pela Toledo&Associados para o Diário do Grande ABC mostra que Alckmin (PSDB) despencou nove pontos em um mês aqui na região e foi superado por Lula (PT), que subiu mais de dois pontos percentuais.

Pela pesquisa, Lula subiu de 37,7% para 39,9%, enquanto Alckmin caiu de 40% para 31%.

Heloísa Helena (PSOL) subiu de 5,4% para 7,3%, enquanto Cristóvam Buarque (PDT) caiu de 1,1% para 0,6%. Os demais candidatos tiveram menos de 1%.

Reversão – No mês passado, Alckmin levava vantagem em seis das sete cidades da região. Agora, Lula está na frente em São Bernardo (47,8% a 20,8%), Diadema (42,7% a 26,8%), Santo André (36,5% a 34,7%) e em  Mauá (36,8% a 32,6%).

A queda de Alckmin nas regiões Sul e Sudeste também foi revelada em outras quatro pesquisas feitas pelos institutos para medir as intenções de voto antes da propaganda no rádio e na tevê, que começa hoje.

O Instituto Vox Populi apontou neste fim de semana subida de Lula de 42% para 45%, enquanto Alckmin caiu de 32% para 24%. Heloísa Helena subiu de 7% para 11%.

Na quinta-feira passada, a tevê Globo divulgou pesquisa feita pelo Ibope. Nela, Lula, que estava com 44% na pesquisa feita há duas semanas, subiu dois pontos e ficou com 46%. Alckmin, ao contrário, perdeu quatro pontos e caiu de 25% para 21%.

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada quarta-feira Lula aparece com 45% das intenções de voto contra 24% do tucano.

Pela pesquisa da CNT/Sensus de terça-feira passada Lula alcança 47,9% das intenções de voto, enquanto o tucano fica com 27,2%.