Pesquisa indica prioridades. assembleia amanhã
Respostas dos metalúrgicos ao questionário apresentado no site do Sindicato mostra quais são as principais reivindicações da categoria neste ano.
- Aumento real
- Estabilidade no emprego
- Reconhecimento das representações sindicais
- Redução da jornada
- Auxílio/bolsa estudo
- Aumento nos pisos
- Melhores condições de trabalho
- Fim do assédio moral
- Licença maternidade de seis meses
Metalúrgicos do ABC prontos para a luta
A pauta de reivindicações dos metalúrgicos do ABC para a campanha salarial de 2009 será discutida em assembleia amanhã, na Sede, às 18h. Mas, uma visita à pesquisa realizada no
site do Sindicato antecipa quais são alguns dos pontos que a categoria considera prioritários neste ano.
O primeiro resultado que chama a atenção é a disposição para a luta. Na opinião de 489 dos 593 companheiros que responderam ao questionário, esta disposição existe. Apenas 78 pensam o contrário.
Na definição da principal alternativa econômica, três questões se destacaram.
Para 336 trabalhadores, a principal reivindicação deve ser aumento real; 144 destacaram o aumento nos pisos e 85 os planos de cargos e salários. Quando a questão trata das reivindicações sociais, 240 companheiros destacaram a estabilidade no emprego; 123 o reconhecimento e instalação de representações sindicais em todas as fábricas; 106 a redução da jornada sem redução salarial; 41 o auxílio/bolsa estudo; e 31 a licença maternidade de seis meses.
Condições de trabalho
Foram 373 metalúrgicos que votaram nessa opção como prioridade para a campanha, outros 152 defenderam o fim do assédio moral. São questões que serão apresentadas nos novos pontos das cláusulas sociais. A pesquisa termina amanhã. Participe acessando www.smabc.org.br e vá a assembleia.