Pesquisa mostra que brasileiro quer carros elétricos com preços possíveis

Estudo feito pela SAE Mobilidade com a KPMG aponta que 30% dos brasileiros acredita na viabilidade de produção de carros elétricos no País

Os carros elétricos nunca foram baratos. Desde os primeiros modelos lançados há mais de 10 anos, como o Nissan Leaf – o primeiro de produção em massa -, os veículos movidos a eletricidade são, portanto, caros. As montadoras sempre colocaram a culpa nas baterias que, por sua vez, estão cada vez menores, mais leves e, sobretudo, com alta tecnologia para entregar maiores autonomias.

Entretanto, os dados da Pesquisa SAE Mobilidade? Edição 2021, feita pela KPMG, trouxe à tona o que já se imaginava: o brasileiro quer carros elétricos acessíveis e que sejam possíveis de serem adquiridos. Mas por aqui, trata-se de um obstáculo imenso que dependerá de vários fatores, que incluem políticas de incentivo para esses veículos.

Com o cenário econômico e político cheio de incertezas diante da pandemia, os preços dos veículos, então, não param de subir. Contudo, o avanço dos carros elétricos tem trazido mais opções ao País. E, nesse sentido, modelos mais acessíveis. De acordo com a pesquisa, 89,7% dos consumidores querem que os veículos elétricos se tornem opção de compra. O estudo foi feito entre março e abril, e entrevistou executivos do setor e consumidores.

Assim, um terço do público (29,5%) apontou que acha plenamente viável a produção de carros elétricos no País. Já para 43% dos entrevistados, é parcialmente viável. Outros 7,2% se mostraram indecisos, mas 17% disseram ser parcialmente inviável. Por fim, 3,3%, acham inviável ter um carro elétrico no Brasil. Segundo o sócio-líder para indústria automotiva na KPMG Brasil, Ricardo Bacellar, a necessidade de menor gasto leva, então, o público dos elétricos automaticamente aos modelos por assinatura. Nesse sentido, 53,5% dos consumidores se interessam pela modalidade elétrica.

Do Jornal do Carro