Pesquisador de universidade holandesa visita núcleos urbanizados de Diadema nesta quarta-feira (04)

Estudioso integra o Institute for Housing Urban Development Studies (IHS), órgão de pesquisa em gerenciamento urbano de países em desenvolvimento

O avanço das políticas de habitação de interesse social de Diadema é o motivo do interesse do Institute for Housing Urban Development Studies (IHS), centro de excelência internacional em gestão urbana associado a Erasmus University Rotterdan, da Holanda. Nesta quarta-feira (4), a partir das 10h30, visita alguns dos principais núcleos habitacionais e empreendimentos de interesse social do município o arquiteto venezuelano Alonso Ayala, pesquisador do Instituto.

Com interesse particular nos projetos de melhoramento de favelas de Diadema, o especialista chega ao Brasil para cumprir uma série de ações do IHS, que há 50 anos tem a missão de desenvolver capacidades humanas e institucionais para reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida nas cidades no mundo.

Para isso, o instituto oferece educação especializada, treinamento e serviço de consultoria e de pesquisa aplicada nas áreas de gerenciamento urbano e de habitação. Parte desse trabalho será divulgado pelo professor no Salão do Estudante, aberto nos dias 7 e 8 de março, em São Paulo.

Alonso Ayala é especialista em gerenciamento de projetos habitacionais, planejador de assentamentos humanos e pesquisador de desenvolvimento habitacional e urbano em países em desenvolvimento. Com mais de quinze anos de trabalho no setor, o professor também é autor da tese Intervenção de Melhoramento Urbano e Integração de Bairros em Caracas, na Venezuela, e ainda conduz pesquisas sobre processo de urbanização em Bangladesh e nas Filipinas.

Diadema é exemplo no exterior
O avanço das políticas de habitação de interesse social de Diadema desperta cada vez mais a atenção de entidades e organismos especializados em habitação, assentamentos humanos e desenvolvimento urbano no mundo.

Ao longo das últimas três décadas, Diadema deu um salto em desenvolvimento e tem sido apontada como referência na área de habitação de interesse social e destaque fora do país. Em 1996, o programa de urbanização da cidade foi apresentado como uma das ações mais eficazes de urbanização de favelas do mundo na Conferência de Assentamentos Humanos Habitat II, promovida pela Organização das Nações Unidas, (ONU), em Istambul (Turquia).

No ano passado, o município também foi escolhido por suas boas práticas em habitação para representar o Brasil, ao lado de mais oito países, em publicação do Instituto Polis. A entidade coordena, na América Latina, o LogoLink – Grupo de Aprendizagem sobre Governança Local da Fundação Ford e o Institute of Development Studies da Universidade de Sussex – Reino Unido.

Além de moradia, a urbanização dos núcleos habitacionais tem contribuído de modo significativo com a queda da mortalidade infantil, principalmente devido às obras de saneamento básico e pavimentação de ruas que facilitaram o acesso dos serviços de limpeza pública. Com as medidas sanitárias adotadas nos núcleos, desde 1990, Diadema registra 15/1000 casos de morte infantil. Em 1980, eram 80/1000 casos.

Da Prefeitura de Diadema