Pesquisadora da FAUSP e professora da UFABC visitam núcleos habitacionais de Diadema

Acadêmicas se encontram com secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano para discutir diretrizes do plano habitacional da cidade

Nesta quinta-feira (7) Ermínia Maricato, professora titular e presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUSP), ex-ministra adjunta do Ministério das Cidades e ex-secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, e Rosana Denaldi, professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC) e ex-secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Santo André, visitam Diadema para conhecer, debater e avaliar algumas diretrizes do plano de habitação do governo municipal.

As arquitetas se encontrarão a partir das 10h com o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Márcio Luiz Vale, e seguem em visita pelos núcleos habitacionais Vila Marilene – segundo maior da cidade -, Vila Popular e Santo Ivo, constituídos na década de 1980 e que reúnem aproximadamente 3.700 famílias.

O encontro com as acadêmicas deve ampliar o intercâmbio de idéias sobre novas formas de intervenções urbanas na região, principalmente em núcleos habitacionais já urbanizados, de modo a melhorar a infraestrutura, espaço urbano e a conexão da população com a cidade.

Urbanização – Aproximadamente 63 mil pessoas já foram beneficiadas pelos projetos de urbanização de núcleos em Diadema, desde 1983. São mais de 25 anos de uma política sistemática, inovadora, que se transformou em uma referência nacional e internacional. Em 1996, o programa de urbanização da cidade foi apresentado como uma das ações mais eficazes de urbanização de favelas do mundo na Conferência de Assentamentos Humanos Habitat II, promovida pela Organização das Nações Unidas, (ONU), em Istambul (Turquia).

No ano passado, o município também foi escolhido pelas boas práticas em habitação para representar o Brasil, em publicação do Instituto Polis, entidade que coordena na América Latina o LogoLink – Grupo de Aprendizagem sobre Governança Local da Fundação Ford e o Institute of Development Studies da Universidade de Sussex – Reino Unido.

Este ano, Diadema também levantou o interesse de delegações internacionais. Em fevereiro, o município recebeu a visita de 35 universitários de renomadas instituições dos Estados Unidos, que integram o programa “Cities in the 21st Century”, organizado pelo International Honors Program, que realiza estudo comparativo em diferentes cidades do mundo.

Em março, um especialista em gerenciamento de projetos habitacionais do Institute for Housing Urban Development Studies (IHS) – centro de excelência internacional em gestão urbana da Erasmus University Rotterdan, da Holanda -, também marcou presença na cidade para conhecer a experiência de habitação de interesse social e aperfeiçoar as pesquisas sobre o impacto dos projetos de urbanização de favelas sobre a população.

Para completar, ainda no mesmo mês, Diadema recebeu convite de uma comitiva do IBA – Internationale Bauausstellung Hamburg (Exposição Internacional de Construção de Hamburgo – Alemanha),  para firmar parceria de cooperação técnica com a entidade e integrar a 8ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que acontecerá de outubro a dezembro deste ano, no Pavilhão Niemeyer do Parque do Ibirapuera. Rosângela Rosendo

Da Prefeitura de Diadema