Pesquisas voltam a ter divergências
Distância de Dilma Roussef para o tucano Serra oscila de 27 a 22 pontos percentuais
Duas pesquisas realizadas nesta semana apresentaram divergências no distanciamento entre os candidatos. No tracking Vox Populi/Band/iG divulgado nesta quarta-feira (22/09), a distancia entre a candidata do PT, Dilma Roussef, e o candidato tucano José Serra é de 27 pontos. Já na pesquisa Datafolha divulgada no mesmo dia, a distância é de 22 pontos.
No tracking do IG, que vem sendo feito nas últimas semanas com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra renovada diariamente, Dilma tem 51% das intenções de voto, um ponto percentual a menos do que na pesquisa de terça-feira (21/09). Já José Serra ficou com 24%, também com um ponto a menos. Marina Silva, do PV, avançou um ponto e, pela primeira vez desde o início da medição, em 1º de setembro, aparece agora com 10% das preferências. Brancos e nulos somam 4% e eleitores indecisos (ou que não responderam à pesquisa) chegam a 10%.
No Datafolha, Dilma aparece com 49% (tinha 51% há uma semana), enquanto Serra surge com 28% (tinha 27% na semana passada). Marina Silva oscilou positivamente dois pontos percentuais e passou de 11% para 13%.
Entre o final de maio e o final de julho, o Datafolha também divergiu dos demais institutos e apontava empate técnico entre Dilma e Serra. Depois, de forma repentina, Dilma passou a subir nos índices do Datafolha, enquanto que Serra caia rapidamente de forma que os números do Datafolha chegassem a ter uma proximidade com os outros institutos.
Regiões –
Pelo tracking do IG, a região onde Dilma tem o melhor desempenho é o Nordeste: 64%. Ainda no Nordeste, Serra, com 18%, e Marina, com 6%, registram seus piores índices entre todas as regiões do País.
A petista tem o pior cenário nas regiões Centro Oeste e Norte. Mesmo assim, está à frente no local, com 43% das intenções de voto – contra 31% de José Serra e 15% de Marina. Brancos e nulos somam 3% na nova pesquisa (ante 4% da semana passada), enquanto 5% dos eleitores entrevistados se declaram indecisos (dois pontos percentuais a menos do que o cenário dos dias 13, 14 e 15).
Na pesquisa espontânea, quando a lista com os nomes dos candidatos não é apresentada, Dilma também lidera com 44%, ante 21% de Serra e 8% de Marina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ainda lembrado por 2% dos eleitores.
Do ABCD Maior