Petrobras descobre mais petróleo e Lula comemora
"Vai ter mais petróleo para enfrentar essa crise", disse o presidente. Poços estão no pré-sal do Espírito Santo e representam reservas recuperáveis de 1,5 a 2 bilhões de barris de oléo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta sexta-feira (21) a descoberta de cerca de dois bilhões de barris de petróleo em reservatórios do pré-sal localizados no litoral do Espírito Santo. “Vai ter mais petróleo para enfrentar essa crise”, disse, durante a cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a Lei de Proteção da Mata Atlântica.
A Petrobras informou nesta manhã que concluiu a perfuração de dois novos poços na seção pré-sal do litoral do Espírito Santo e comprovou expressiva descoberta de óleo leve (30 graus API) na área denominada Parque das Baleias.
A descoberta de reservas recuperáveis de 1,5 a 2 bilhões de barris de óleo equivalente nos dois poços fez com que a empresa decidisse acelerar os estudos para produção do óleo localizado na camada pré-sal do Espírito Santo, onde já está sendo realizado um Teste de Longa Duração (TLD) desde setembro.
Até agora já foram perfurados seis poços na seção pré-sal do Espírito Santo, todos eles com sucesso. Com as novas descobertas, o volume total de óleo estimado na área do Parque das Baleias, incluídos os reservatórios localizados acima e abaixo da camada de sal, já chega a aproximadamente 3,5 bilhões de boe.
“O volume recuperável das descobertas, feitas em reservatórios do pré-sal localizados abaixo dos campos de óleo pesado de Baleia Franca, Baleia Azul e Jubarte é estimado entre 1,5 e 2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe)”, declarou a empresa em um comunicado.
Com as novas descobertas, o volume total de óleo estimado na área do Parque das Baleias, incluídos os reservatórios localizados acima e abaixo da camada de sal, já chega a aproximadamente 3,5 bilhões de barris de óleo”, informou a estatal.
“Os excelentes resultados dessas duas perfurações, as ótimas respostas do teste de longa duração do poço pioneiro 1-ESS-103A e as facilidades logísticas já instaladas e em instalação na área levam a Petrobras a intensificar os estudos para acelerar a produção do pré-sal do Espírito Santo”, disse a companhia em fato relevante assinado pelo diretor financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa.
Das Agências