Petrobras tem condições de abastecer o Brasil de S-50
A garantia dada pela empresa em reunião com o Sindicato afasta a possibilidade da falta do combustível prejudicar a venda de caminhões no País
Reunião entre representantes da Petrobras e do Sindicato. Foto: Raquel Camargo / SMABC
A produção do novo combustível S-50 e do aditivo Arla 32 para caminhões é suficiente para abastecer a frota destes veículos em todo o Brasil, segundo a Petrobras. A garantia foi dada ao Sindicato, durante reunião com representantes da área de abastecimento da empresa.
A utilização do S-50, com tecnologia de baixo teor de enxofre e por isso menos poluente, vinha sendo apresentada pelos empresários do setor de transportes como justificativa para adiar a renovação da frota.
Eles diziam que haveria escassez do novo diesel, apesar da mudança ser obrigatória pelo Euro 5 e ter sido anunciada há algum tempo.
Por isso o Sindicato solicitou uma reunião com a Petrobras para conhecer melhor a rede de abastecimento do S-50.
“Estamos convencidos que o problema nas vendas de caminhões não está na comercialização do S-50”, disse Moisés Selerges, diretor de Organização do Sindicato e membro do CSE na Mercedes, após participar da reunião com os representantes da Petrobras.
“A resposta da empresa reforçou nossa convicção, pois apenas em São Paulo existem 218 postos de abastecimento com bandeira BR que vendem o novo combustível e mais de 5 mil em todo o Brasil, o que garante o abastecimento da frota”, prosseguiu Moisés. “Apenas em São Bernardo são 7 postos, sem contar os distribuidores”, afirmou.
Segundo o dirigente, o que ocorreu na verdade foi que a colocação em prática do Euro 5 provocou uma corrida pelo modelo Euro 3, mais barato e ainda disponível no mercado.
“Na expectativa de um novo modelo com mais tecnologia e, portanto, com custo mais alto, houve uma antecipação de compra de caminhões no ano passado”, explicou Moisés.
Para ele, as obras de infra-estrutura promovidas pelo governo federal, entre outras medidas, são o que farão a economia reaquecer e a venda de caminhões ser retomada.
O que é o Euro 5 ou Proconve 7
O Proconve 7, também chamado de Euro 5 (nome dado ao programa europeu), é o Programa de Controle de Emissões Veiculares do governo federal.
A norma estabelece a redução de partículas de enxofre lançadas no ar durante a queima de combustíveis em veículos pesados, como os caminhões e ônibus.
Entre outros pontos, o programa exige que os motores fabricados a partir de março deste ano adotem a tecnologia para utilização do combustível S-50, adequado para a redução de poluentes.
Até o ano passado, 60% dos caminhões utilizavam o combustível S-1.800, com 1.800 partes de enxofre para um milhão de partículas.
Pelo Proconve 7, esses 60% de veículos pesados deve passar a utilizar o S-10, reduzindo para 10 partes de enxofre a cada um milhão de partículas emitidas no ar, até 2020.
A medida diminuirá fortemente a poluição atmosférica.
Da Redação