Petróleo: de um poço em Lobato à imensidão do pré-sal, em 70 anos

Descoberta de petróleo no Brasil faz 70 anos

Setenta anos depois de encontrar petróleo no bairro de Lobato, na periferia de Salvador, em 21 de janeiro de 1939, o Brasil prepara-se para se tornar um dos principais produtores de petróleo do mundo, a partir da camada pré-sal.
A nacionalização dos recursos do subsolo entrou na pauta das discussões políticas com as primeiras explorações, ainda na década de 1930.
A partir desses debates foi criado o Conselho Nacional do Petróleo, em 1938, e as jazidas de petróleo, mesmo as não descobertas, passaram a ser consideradas patrimônio da União.

Alta tecnologia
No ano de 1953, depois da campanha, O Petróleo é Nosso, foi instituído o monopólio da União no setor e a Petrobras foi criada. Nos anos 60, a empresa apostou na possibilidade de achar petróleo no oceano. Mas foi somente em 1974, depois de dezenas de poços perfurados em alto mar, que a Petrobras descobriu a bacia de Campos, que hoje é a maior produtora do País.
Com isso, o Brasil desenvolveu tecnologia de exploração em águas profundas e ultraprofundas e está entre os poucos países que dominam todo o ciclo de perfuração submarina em campos a mais de dois mil metros de profundidade.
Agora, com a descoberta de petróleo em áreas do pré-sal, o Brasil caminha para ser um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.