PIB cresce 6,8% no terceiro trimestre, aponta IBGE

Nos últimos quatro trimestres, o aumento do PIB está em 6,3% em relação aos quatro trimestres anteriores. Já de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta é de 6,4%

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu, no terceiro trimestre do ano, 6,8% em relação ao mesmo período de 2007, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (9). Em relação ao segundo trimestre, a alta foi de 1,8%.

Nos últimos quatro trimestres, o aumento do PIB está em 6,3% em relação aos quatro trimestres anteriores, segundo o instituto. Já de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta é de 6,4%.

O crescimento PIB brasileiro durante o terceiro trimestre deste ano chega como um dado positivo, mas ele pode ter seu impacto reduzido devido à expectativa do mercado financeiro e do setor produtivo com relação aos números do quarto trimestre de 2008, que só serão conhecidos em março de 2009.

A evolução apresentada no atual período, que computa os números obtidos entre os meses de julho, agosto e setembro de 2008, ainda não foi afetada pela desaceleração econômica agravada no começo do mês de outubro e que pode reduzir o crescimento do PIB gerado entre os meses de outubro, novembro e dezembro.

Indústria é destaque
O PIB da indústria, segundo o IBGE, cresceu 7,1% no terceiro trimestre de 2008 ante igual trimestre do ano passado. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, houve expansão de 2,6%.

Já o PIB da agropecuária registrou variação de 6,4% no terceiro trimestre ante igual período de 2007 e de 1,5% comparativamente ao trimestre imediatamente anterior. Ainda entre os setores pesquisados, o PIB dos Serviços registrou crescimento de 5,9% ante o terceiro trimestre do ano passado e aumento de 1,4% ante o segundo trimestre de 2008.

Consumo
O consumo das famílias aumentou 7,3% no terceiro trimestre de 2008 ante igual trimestre do ano passado. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, houve expansão de 2,8%.

Já o consumo do governo registrou crescimento de 6,4% no terceiro trimestre ante igual período de 2007 e aumentou 1,5% comparativamente ao segundo trimestre de 2008.

Importações
As exportações aumentaram 2,0% no PIB do terceiro trimestre ante igual período do ano passado. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, houve queda de 0,6%. As importações aumentaram 22,8% ante igual trimestre do ano passado e 6,4% na comparação com o segundo trimestre de 2008.

Do PT