PIB de SP avança 0,2% em julho após dois meses de queda, mostra Seade
O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo aumentou 0,2% em julho ante junho, feitos os ajustes sazonais, e reverteu a tendência de queda observada nos dois meses anteriores, segundo a Fundação Seade. Nos 12 meses encerrados em julho, o PIB paulista, que representa cerca de um terço do PIB brasileiro, acumulou alta de 1,8% e manteve o percentual de crescimento observado em junho.
Entre junho e julho, os serviços subiram 0,6%, enquanto a indústria recuou 0,5% e a agropecuária caiu 1,5%, na série livre de efeitos sazonais.
O resultado de julho do PIB paulista destoa do verificado nacionalmente, já que o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) apontou queda de 0,3% naquele mês, frente ao mês anterior, com ajuste sazonal. “O PIB nacional mostra grande dependência de influência das commodities, enquanto a economia paulista caracteriza-se por ser mais industrializada e integrada ao mercado interno – concentra 41% da indústria de transformação brasileira e cadeias produtivas de maior nível tecnológico, com produtos a preços mais estáveis, diretamente atrelados ao incremento de produtividade e às estratégias de diferenciação de produtos”, afirma a Fundação Seade em relatório.
Do Valor Econômico