PIB: Não houve recessão em 2003

Mais uma boa notícia da economia brasileira. Revisão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2003, feita pelo IBGE, mostrou que a economia do País não diminuiu 0,2% em 2003 como foi divulgado. Na verdade, ela cresceu 0,5% nos primeiro ano do governo Lula. Até agora, o início da administração do PT era classificado como recessivo.

Não foi isso que ocorreu. PIB é a soma das riquezas produzidas pelo País em um ano. Seu cálculo é refeito sempre que surgem novos elementos na economia. Neste caso, a novidade foi a incorporação dos dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), realizada no ano passado de forma mais completa e aperfeiçoada que a anterior.

Para mostrar como a revisão do PIB é comum e técnica, o IBGE divulgou que com os novos cálculos aumentou também o PIB de 2002, último ano do governo FHC, que passou de 1,52% para 1,93%.

Comparação
Quem gostou do resultado da correção foi o presidente Lula. Um dia depois de ser chamado de “incompetente” por FHC, teve comprovada que sua política econômica já produziu um crescimento médio do PIB que, estendido por todo seu mandato, será superior a média dos oito anos de governo do tucano: 2,6% contra 2,3% ao ano, por enquanto.

Por enquanto porque Lula acredita que a média será ainda melhor em favor de sua administração.