PIB pode chegar a 5,7% este ano
A economia brasileira cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três últimos meses de 2005, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE. Trata-se do melhor desempenho desde o final de 2004. Em doze meses o crescimento do PIB foi de 3,4%.
Mantida a taxa atual, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano deve atingir 5,7%. No ano passado ele subiu 2,3%. PIB é a soma de todos os bens e serviços realizados em um País. Quanto maior for seu valor, melhor será para os trabalhadores.
Segundo o IBGE, os principais fatores para o crescimento foram: queda dos juros, aumento do crédito, maior atividade industrial, crescimento das vendas do comércio, incentivos fiscais em alguns setores, expansão mundial e programas de investimentos sociais do governo federal.
Os três setores que compõem o indicador cresceram. Os avanços foram de 1,7% na indústria; 1,1% na agropecuária; e 0,8% nos serviços. O corte de quatro pontos percentuais dos juros iniciado em setembro do ano passado também teve efeito sobre empresários e consumidores. Já os empréstimos cresceram 7,7% e injetaram R$ 840 bilhões na economia.
O crescimento da economia global e a continuidade de bons resultados entre exportação e importação (balança comercial) também foram apontados como positivos pelos analistas.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, gostou do resultado e mantém a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano. “O PIB foi ótimo. O País está crescendo com investimento e aumento do consumo das famílias. Isso é o que mais importa”, disse.