PIB se recupera no final de 2009
A economia brasileira cresceu mais que a dos EUA, Alemanha, México e Rússia no ano passado, resultado da expansão no último trimestre de 2009. Isso reverteu a tendência de uma queda maior que acontecia até aquele momento. (Veja gráfico).
PIB brasileiro vai da queda à recuperação
Apesar da crise mundial, o PIB brasileiro fechou 2009 com uma queda de apenas 0,2%. O resultado foi muito melhor que o de grandes economias como Estados Unidos e Europa, que sofreram forte diminuição.
A maior economia do mundo, por exemplo, ficou 2,4% menor. Na zona do Euro o recuo foi de 4,1%. Em outros lugares a situação foi pior.
O PIB da Alemanha caiu 5%, o do México diminuiu 6,5% e a queda na Rússia chegou a 7,9%. O recorde ficou com algumas ex repúblicas soviéticas (Estônia, Letônia), onde a redução foi superior a 10%.
Até outubro de 2008, quando chegou a crise, a economia brasileira estava correndo a plena velocidade. Até o final daquele ano houve uma forte redução e queda acentuada do PIB.
Para combater essa situação, no início de 2009 o governo federal agiu com medidas de liberação do crédito e para o incentivo ao consumo (como a desoneração do IPI dos automóveis, por exemplo).
Recuperação – O choque deu os resultados esperados e o consumo das famílias cresceu 4,1% – sexto ano consecutivo de alta – e os investimentos do governo aumentaram 3,7%.
Com esses resultados, até o terceiro trimestre de 2009 a queda anual havia diminuído para 1%.
Mas a recuperação mesmo veio no quarto trimestre, quando o PIB brasileiro cresceu 2% na comparação com os três meses anteriores, no melhor resultado do ano. Frente ao quarto trimestre de 2008, houve crescimento de 4,3%.
Em outras palavras, a queda de 0,2% representa o passado.
Os números mostram que, no momento, a economia brasileira cresce a uma taxa anual em torno de 6%.
Entenda o que é PIB
O PIB, que mostra o comportamento de uma economia, é a soma das riquezas produzidas pela indústria, agropecuária, serviços, consumo das famílias e do governo, investimentos do governo e empresas privadas e pelas exportações.
Feitas as contas, a economia brasileira movimentou R$ 3,143 trilhões durante o ano de 2009.
Acima – Na média dos últimos anos, o País registra resultado melhor do que a média mundial. Em 2007, enquanto o PIB global se expandiu em 4,9%, o brasileiro cresceu 6,1%. Em 2008, o crescimento brasileiro foi de 5,1% – acima da média mundial de 3,0%.