PIB será o segundo do mundo

A economia brasileira cresceu 0,5% no terceiro trimestre deste ano frente aos três meses imediatamente anteriores, informou ontem o IBGE. Em dinheiro, a soma representa R$ 937,2 bilhões.

Comparado com o terceiro trimestre de 2009, o aumento foi de 6,7% do PIB (Produto Interno Bruto) – soma das riquezas produzidas por um país em um determinado período de tempo.

O resultado foi comemorado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. “O crescimento de 8% do PIB neste ano já está garantido”, ressaltou. “Será o segundo maior do mundo, atrás só da China”, disse.

Sem susto

Mantega admitiu que o crescimento da economia esteja se desacelerando e no ano que vem o PIB deve crescer cerca de 5%. Mas isso não o preocupa.

Ele lembrou que a forte expansão deste ano foi resultado da recuperação do País diante de uma crise que levou praticamente a zero o crescimento em 2009.

Como a base de comparação era baixa, a recuperação econômica atingiu índices bem altos, como os 2,3% no primeiro trimestre e os 1,8% do segundo trimestre.

O crescimento acentuado desses dois trimestres elevou a base de comparação, fazendo com que o 0,5% atual represente um valor alto como R$ 937,2 bilhões.

Por isso Mantega não teme os 5% de 2011. Eles incidirão sobre uma base bem superior ao do início de 2010 e vão garantir a manutenção do crescimento econômico brasileiro.

 

 Da redação