Pinacoteca de S. Bernardo comemora 30 anos
Nesta sexta-feira, data será celebrada com exposição de 60 obras do acervo
A Pinacoteca Municipal de São Bernardo comemora 30 anos nesta sexta-feira (26/11). Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura realiza, a partir das 19h, a exposição “Sem Título – A arte que não podemos nomear”, com 60 obras importantes do acervo, um encontro com renomados críticos de arte, além de uma mostra de fotos e documentos da história do espaço. Haverá ainda uma apresentação do trompetista Walter Sky.
A partir de dezembro, oito espaços da cidade, incluindo a Pinacoteca, serão ocupados com coletivos de artistas do Brasil e internacional para mostrar novas formas de expressão, como arte-grafite, pichação, colagem, entre outros. Haverá ainda um livro com obras do acervo da Pinacoteca a ser lançado em 2011.
De acordo com o curador da Pinacoteca, João Delijaicov Filho, o espaço contribuiu para a divulgação da arte brasileira e, particularmente, das obras de artistas que nasceram na Região do ABC. “A Pinacoteca tem um saldo muito positivo para a população. É um espaço que possui uma característica diferente dos outros acervos, já que, em sua grande maioria, são obras adquiridas por meio de doações, como as de Pierino Massenzi, e pela família de Eugênio Prati”, disse.
História – Em 1975, um decreto criou a Pinacoteca de São Bernardo, institucionalizando acervo que já vinha sendo reunido desde meados da década de 60. Em 1980, o acervo foi instalado em sua primeira sede, o Centro Cultural do Bairro Assunção, e ampliado com uma nova série de obras de grandes artistas brasileiros. De lá para cá, o acervo continuou sendo ampliado, principalmente por meio de doações e aquisições de obras premiadas em salões de arte.
Atualmente, a Pinacoteca reúne 1170 obras de 452 artistas, alguns incluídos entre os mais importantes da arte brasileira, como Aldemir Martins, Regina Silveira, Caciporé Torres, Maria Bonomi, Jerônimo Soares, Pierino Massenzi, Eugênio Prati, Renina Katz, Sacilotto, Volpi e Waldomiro de Deus. Há ainda pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, representativas das diversas tendências estéticas que se desenvolveram nas artes plásticas modernas brasileiras. O espaço também possui uma rica coleção de arte popular, com destaque para uma representativa coleção produzida no ABC, preservando e difundindo o trabalho de 160 artistas da região.
Novo local – A Pinacoteca Municipal está funcionando na nova sede, dentro da Cidade da Criança, desde agosto do ano passado. O espaço dispõe de dois amplos salões de exposição; Biblioteca de Arte, com um acervo de 5110 volumes, entre livros, revistas e outros documentos; auditório, onde também funciona o Cineclube Photogramas; laboratório fotográfico e reserva técnica do acervo. Na área externa, o público pode apreciar um Jardim de Esculturas e, em edifício anexo, funciona o Centro Livre de Artes Visuais.
A Pinacoteca tem visitas orientadas para grupos de até 25 pessoas com agendamento de terça a sexta-feira. Informações pelos telefones 4125-4056 e 4125-2466, ou pelo e-mail pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br. A visitação também acontece de terça a sábado, das 9h às 17h, e às quintas até às 20h30.
Veja abaixo programação completa:
Evento – Para comemorar o aniversário da Pinacoteca, haverá evento às 19h com os críticos de arte Enock Sacramento e Jacob Klintowitz, que acompanharam a formação da Pinacoteca desde o início. Também participa a professora e crítica de arte Paula Caetano, que tem uma atuação importante na Região. Os três falarão sobre o significado da atividade da Pinacoteca na região e do legado do seu acervo.
Haverá também uma mostra de fotos e documentos da história do espaço e a apresentação musical com Walter Sky
Exposição
Sem Título – A Arte que não Podemos Nomear
A exposição faz um recorte no acervo da Pinacoteca para mostrar algumas das suas principais obras de caráter abstrato. Visitação até 30 de dezembro
Do ABCD Maior