Pioneira, Nissan diz ter dado uma pausa em sua oferta de elétricos no Brasil

Uma das pioneiras em veículos elétricos no Brasil, com o Leaf em 2012, a Nissan fez o que considera uma “pausa” em sua oferta de eletrificados. Desde o fim do ano passado, quando a segunda geração do Leaf saiu do portfólio, não há mais híbrido ou elétrico disponível na linha local. A tecnologia e-Power, na qual veículo com tração 100% elétrica tem sua bateria recarregada por motor a combustão, chegou na América do Sul, mas ainda não no Brasil.

Discreta quando o assunto são os planos futuros a companhia diz não ter, por ora, previsão de lançar no mercado brasileiro nem elétrico nem híbrido. Suas fichas foram depositadas em um projeto de pesquisa: a partir deste mês, uma frota de 23 unidades do modelo 100% a bateria Ariya começa a circular para testes com funcionários e concessionários definidos por sorteio. Ao todo, setenta veículos estarão nas ruas pelo período mínimo de um ano.

O Ariya, entretanto, não será comercializado no Brasil, garante a Nissan. O que a montadora denomina de laboratório sobre rodas, na experiência com o Ariya, avaliará questões como clima, dirigibilidade e outros pontos para analisar, por exemplo, se a autonomia de 300 a 400 quilômetros do ciclo americano será mantida no Brasil.

Durante o período dos testes serão avaliadas também as tecnologias de automação que não têm legislação no Brasil, como o ProPilot 3, em que o carro mantém a trajetória sem o uso das mãos no volante. Embora não exista navegação por satélite por aqui, em ambiente controlado isto será possível.

Da AutoData